terça-feira, dezembro 13, 2011

ANO NOVO, LIVROS NOVOS!



























Enderson Rafael, Fernanda França, Tammy Luciano (acima), Patrícia Barboza e Leila Rego.




Um pequeno balanço do ano de 2011 para o Novas Letras.

O grupo Novas Letras nasceu no começo de 2010, como um desdobramento do Desafio Nacional. Os blogs se mobilizaram para valorizar a literatura nacional e um grupo de autores se juntou para levar esse objetivo até as livrarias, aproximando os que escrevem dos que lêem como nunca havia sido feito.

Um dos objetivos práticos do grupo era fazer com que os livros nacionais entrassem nas livrarias com mais força do que entravam até então, e num trabalho árduo, longo e cheio de percalços, primeiro os sete autores, depois os cinco que estão até hoje mais o assessor Bruno Borges, conseguiram romper pelo menos em parte essa barreira, tornando-se referência no meio na divulgação da literatura nacional jovem e despertando o interesse de livrarias e editoras.

O primeiro evento foi em São Paulo no final do primeiro semestre, e logo depois dezenas de outros ocorreram em várias capitais do nordeste e cidades do centro-sul. Saraiva, Cultura, Selecta e FNAC tornaram-se parceiras do NL, recebendo os autores e seus leitores por todo o país, em livrarias e em feiras e bienais. Em 2011, os principais eventos foram a Bienal de São José dos Campos, a Feira do Livro de Poços de Caldas, a Bienal do Rio de Janeiro e a Bienal de Pernambuco. O evento final do ano foi agora em dezembro na FNAC da Avenida Paulista, e contou com a moderação de Karina Andrade, jornalista da FAST89FM e parceira do grupo desde a Bienal de São Paulo em 2010.

O Novas Letras chega ao final de 2011 com um capítulo importante da sua história cumprido. Após ter praticamente todos os autores indicados ao Prêmio Codex de Ouro de Literatura e levar duas das categorias nas quais concorria, os autores do Novas Letras anunciaram em conjunto os novos livros e editoras para 2012.

Já no primeiro semestre, lançam seus novos livros Tammy Luciano, pela editora Novo Conceito e Fernanda França pela Rai editora. O livro de Tammy será o esperado “Garota Replay”, e a comédia romântica de Fernanda ainda está com seu nome sendo decidido. Pra Bienal do Livro de São Paulo, dois autores do grupo lançarão seus novos livros pela mesma editora: a Gutenberg assinou com Enderson Rafael (que lança “Três Céus”) e Leila Rego, que traz uma nova e mais madura história ainda sem título definido. Enquanto os demais autores se concentram no público YA (jovem adulto), Patrícia Barboza, por sua vez, vem com mais livros para o público infanto-juvenil, mas começa a escrever para seu público que está crescendo, e seus títulos serão lançados pela Verus editora.

Ou seja, 2012 nem começou, mas já é um ano cheio de notícias maravilhosas para o primeiro grupo de escritores em turnê pelo Brasil. E preparem-se, que não paramos de trabalhar, e em breve teremos mais novidades. Afinal, trazer os novos livros para vocês é só parte da nossa missão. Nosso muito obrigado a todos os leitores, livreiros, editores, autores e parceiros que vêm acreditando no nosso projeto e na valorização da literatura nacional jovem. Temos um longo caminho pela frente, mas na vanguarda das movimentações do mercado como um todo, estamos ajudando a mudar pra melhor a visibilidade da nossa literatura aqui e lá fora.

4 comentários:

  1. Não vou me cansar de parabenizar a iniciativa do Novas Letras com esse projeto incrível de divulgação da nossa literatura.
    Vocês espalham sementes hoje e os frutos já se avistam ao longe. Quantos já foram colhidos em 2011 e quantas perspectivas boas pela frente, em 2012! Há muito o que comemorar. Meus aplausos a vocês.
    É um caminho difícil, sim, mas certamente gratificante. O sucesso dos autores do grupo Novas Letras é mais do que merecido, foi batalhado e conquistado com talento e dedicação. Vocês são um exemplo a seguir por novos autores, que buscam o voto de confiança das editoras e são um motivo de orgulho, por tão bem representarem os escritores do Brasil.
    Beijos,

    Lu Piras (autora de Equinócio)

    ResponderExcluir
  2. End! Parabéns é pouco para que tudo o que desejo para vocês. Além de escritores maravlhosos, vocês estão abrindo um caminho para novos talentos, dando alento e esperança para a literatura nacional. São verdadeiros heróis que merecem muito serem homenageados por nós, amantes da literatura nacional.
    Conte comigo e com meu blog para qualquer divulgação! Terei orgulho em auxiliar.

    B-jusssssssss! ♥

    ResponderExcluir
  3. Lu e Nina, muito obrigado pelo carinho! Fazemos todos parte de um movimento incrível que começa a dar resultados e que nos próximos anos tende a ganhar ainda mais fôlego! Um beijo enorme e um 2012 inesquecível pra nós!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Enderson!

    Parabenizo-os pela iniciativa. O projeto já é um sucesso e tende a crescer cada vez mais. Li resenhas e divulgações muito positivas sobre seus livros e os dos demais autores. Estou louca para ler sua obra Todas as Estrelas do Céu e o lançamento Três Céus.

    Continuem com o movimento com toda a força em 2012. Os livros brasileiros precisam figurar entre as principais estantes das livrarias e dos leitores.

    Deixo meus votos de sucesso para todos. Sou blogueira literária. Tenho algum contato com a principal livraria local e a organização da Feira do Livro de Mossoró - RN. Se houver algo em que puder ajudar, não hesite em me contatar.

    Abraços,

    Fátima Menezes - @RecantoCaliope
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir