terça-feira, novembro 29, 2011

Pan Am grounded?!

























Pois é, a maravilhosa série que mesmo anos antes de estrear no Brasil já estava sendo acompanhada por muita gente aqui acaba de ser cancelada pela ABC.

Ou pelo menos foram isso que pensaram muitos dos que seguem pelo Twitter Karine Vanesse, atriz intérprete de umas mais carismáticas personagens da série, a comissária francesa Collete.

Hoje à tarde, @karinevanesse twittou "Well, we received THE call, is only coming back for one more episode after Christmas. But up to the end, we'll give it our all !".

O resultado foi que, meia hora depois Pan Am estava entre os trending topics, com alguma manifestações a favor do cancelamento da série, e milhares contra. E o borburinho foi reforçado por site especializados, que tomaram a declaração vaga de Karine como confirmação oficial de que a série seria cancelada pela ABC.

Fora todo mundo que já a está baixando aqui no Brasil e em outras partes do mundo, nos EUA o primeiro episódio de Pan Am foi visto por 11 milhões de pessoas, e o último, por 5,6 milhões. São número bons, mas não impressionantes, e a série já está na corda bamba há algum tempo. Não sei se Karine foi tão corajosa quanto Collete cantando o hino alemão no emocionante episódio de Berlim, mas o frisson foi tanto que a ABC foi obrigada a vir a público desmentir o fim da série. As intenções de cada lado são difíceis de deduzir, mas o fato é que serão um total de 14 episódios na primeira temporada, e até maio a ABC não deverá oficializar se Pan Am terá segunda temporada ou não.

Karine já se desculpou no twitter pelo mal entendido, mas a história toda deve no mínimo ter feito a ABC repensar se mantém Pan Am no ar ou não. A propósito, a série continua liderando os tweets do mundo inteiro.

------------------------

E já que falamos antes, voltamos a falar. É claro que existe uma relação entre o público da série e o de "Três Céus". Pelo menos que eu saiba, guardadas as diferenças de formato e temporalidade, é a primeira vez que um romance e uma série de tv abordam com verossimilhança a vida de tripulantes da aviação comercial em ficções. E claro, se Pan Am ganhar altura e vier a ser lançada aqui, será um grande estímulo para as vendas de "Três Céus". A aviação é um tema que se mantém presente sempre, mas não seria nada mal uma série de sucesso abordando o mesmo universo paralela ao lançamento do livro...

=================================================================
post de hoje à tarde, aqui embaixo:
===========================================================



A decisão, dividida no Twitter conosco por uma das estrelas do show, dona da ótima interpretação da comissária francesa @karinevanasse , é resultado de seguidas baixas de audiência nos EUA segundo as estimativas da emissora. A minha opinião não pode, claro, se opor aos fatos de que a audiência estava aquém dos objetivos da ABC, mas não é mentira que milhões de pessoas a estavam assistindo no mundo todo e amando, eu e muitos dos meus colegas tripulantes inclusos.

A Pan Am foi uma das maiores companhias aéreas do mundo durante décadas, e a série mostra exatamente o seu auge, na década de 60, quando os aviões comerciais a jato começavam a ganhar os céus e a aviação ainda era pra poucos. Com o tempo, ela não conseguiu competir com companhias mais novas - assim como aconteceu no Brasil com Varig, Vasp e Transbrasil - e após o atentado de Lokerbie em 1988, provavelmente encomendado por Muamar Kadafi (ele mesmo), a empresa faliu e parou de voar. Numa indústria tão jovem como a da aviação, nenhum sucesso é eterno, e a série acaba de sofrer as consequências disso. Apesar de uma história boa, tramas ótimas, grandes doses de História e Geografia, romantismo e interpretações impecáveis, o grande público americano não comprou a ideia. Enquanto isso, a empresa que controla a American Airlines entra com pedido de concordata, então, não me surpreende que os tempos turbulentos possam sim ter tirado um pouco do brilho de Pan Am, e é difícil diagnosticar que tipo de público a série conseguiu atingir.

Uma coisa é certa: existe público pra tudo, e tanto existe que mal a notícia se espalhou, e Pan Am foi parar nos Trending Topics mundiais do Twitter. É claro que, mais ainda que a paixão pelo mundo da aviação e pelo respeito aos produtores, roteiristas, diretores e atores de Pan Am pelo excelente trabalho em fazer uma série realmente próxima da realidade dos tripulantes, conta pra mim a questão do "Três Céus". Será que o aconteceu com Pan Am aconteceria com "Três Céus"?! Existem muitas respostas otimistas pra essa pergunta, incluindo aí uma série de estratégias que estamos bolando pra fazer as pessoas conhecerem e quererem o livro, que sim é um romance que se passa na aviação - ao contrário de Pan Am, nos dias atuais e no Brasil - mas, antes de tudo, é uma empolgante história de vida. Mas a resposta mais simples é: Pan Am encantou milhões de pessoas pelo mundo em apenas 9 episódios. Para os acionistas da ABC, pode ter sido um fracasso. Pros que estão investindo tempo, trabalho e dinheiro no "Três Céus", seria um sucesso inegável.

Enderson Rafael é comissário de voo, e autor de "Três Céus", romance com previsão de lançamento para a Bienal de SP em 2012 pela Editora Gutenberg.

Um comentário:

  1. Vale ressaltar que o final de Pan Am não é fato consumado, segundo algumas pessoas dentro da ABC. O que a emissora estaria fazendo é negociar os últimos episódios desta temporada e decidir se haverá uma segunda. Também, tudo pode não ter passado de uma má interpretação em massa do que Karine Vanasse disse: ela disse "Well, we received THE call, #PanAm is only coming back for one more episode after Christmas. But up to the end, we'll give it our all!" que quer dizer "Bem, nós recebemos O chamado: Pan Am está vindo pra mais um episódio após o Natal. Mas daremos o melhor até o final!". E aí, o que vc entendeu?

    ResponderExcluir