quinta-feira, janeiro 27, 2011

Fazendo Meu Filme 3

Este é um livro que comecei a ler há muito tempo, no frio de agosto do Anhembi, na Bienal do Livro de SP, das mãos da própria Paula Pimenta. Hoje terminei de lê-lo, e só lamento uma coisa: não ter o FMF4 aqui na minha mão

"Aquela menininha que você conheceu não teria dado conta, não teria suportado tanta dor. Ela teve que crescer."

Estou arrasado. Não, Paula, você não me decepcionou. Estou esgotado pelo furacão de emoções vivídas e que não consegui descolar do livro ou de mim, não sei bem. Ao contrário dos antecessores, FMF 3 custou um pouco a pegar ritmo, mas também, quando pegou... seu último 1/3 valem uma série inteira e pressupõe uma continuação avassaladora. Depois de mais de mil páginas, a Fani é minha família, é minha amiga. Meus olhos enchem de lágrimas quando ouço seu pai falando. Lembra-me o meu pai, perfeito e insubstituível, e o que muito provavelmente ele espera(va) que eu seja de uma eventual filha que o futuro me reserve.
No terceiro livro, Leo ganha a importância exata que merece, e Christian, que conquistou tantos torcedores e torcedoras em FMF2, apronta o que este colega da Paula tentou com algum êxito imaginar, mas não imaginou com a precisão a acuidade necessária. Fani está mais madura, tem problemas mais adultos, mas ainda é nossa menina delicada. Em suas desventuras, refletimos com ela sobre ciúmes, sexo, carreira, perda, de uma maneira natural e macia. Por quanto tempo Fani será a menininha delicada dos outros livros?! Em alguma das maravilhosamente bem escritas 419 páginas do terceiro livro da série, o leitor inevitavelmente descobrirá. "Fazendo Meu Filme 3" é uma ode aos valores corretos da nossa sociedade, à família, uma poesia em prosa ao primeiro amor, uma bem costurada e imperdível sequência de amenidades aparentes em uma vida interessantíssima e tão trivial quanto as geniais vidas de cada um de nós. Que, em nenhum momento, esqueçamo-nos da inegável sorte que temos de estarmos vivos e das infinitas possibilidades de alegria e carinho que se nos apresentam a cada dia.

5 comentários:

  1. Oh que bonitinho fiquei com vontade de ler agora, vou pegar sábado agora sem falta ehhhhhhhhhhhhh.

    ResponderExcluir
  2. Que resenha linda! Mas o livro merece, é excelente mesmo :)

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Curiosa pra ler os livros de Paula... Muitos bons comentários na blogosfera ^^

    Amei a resenha, Rafael, ficou linda mesmo o//

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Meu nome é Bárbara e possuo um blog (www.a-viajante-dos-livros.blogspot.com). Li a resenha do seu livro e adorei.

    Gostaria de fazer a proposta de parceria. Sei como é difícil para um autor brasileiro publicar um livro (toda burocracia acaba te deixando desanimado), e adoraria ajudar a divulgar o seu.

    Obrigada pela atenção,
    Bárbara

    babe.vs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu apoio a divulgação de autores nacionais. E fico muito feliz quando vejo casos como o pessoal do Novas Letras.
    Bom, eu tenho um blog [http://estantedossonhos.blogspot.com] e gostaria de saber se podemos fazer uma parceria.
    Lendo a página Objetivo você conhece mais sobre o blog.
    Obrigada.

    ResponderExcluir