quinta-feira, novembro 11, 2010

O "must do" da Escócia!



Como vocês sabem, meio por férias, meio por trabalho, vim à Escócia passear e conhecer os cenários - e personagens - do livro que estou escrevendo, o romance "Alba". De outra vez falarei do livro, mas desta, farei uma lista das coisas que você não pode perder se um dia visitar as terras mais ao norte da da Grã-Bretanha.

Faltam poucas horas pra eu ir embora, e tendo a janela em frente tomada pela visão da South Bridge, em Edimburgo, farei uma rápida lista do que vocês não podem deixar de visitar nas três cidades escocesas em que estive. Comecemos, pois, do começo.

A capital da Escócia - que é um dos paises que compõe o Reino Unido da Grã-Bretanha - é a famosa Edinburgh. Terra de escritores famosos, que viveu períodos de guerra e paz, e hoje uma cidade clássica e moderna ao mesmo tempo, Edimburgo tem muito para oferecer. Vamos lá saber algumas das coisas que fiz e que você não pode deixar de fazer!

EDINBURGH
- Andar a Royal Mile toda e nela, visitar:
- Hollyroodhouse Palace, na parte baixa, palácio real de verão.
-Our Dynamical Earth, um museu de ciências maravilhoso
- The Heritage Whisky Experience, já na parte alta, onde você vai aprender tudo sobre whisky
- Edinburgh Castle, o castelo mais famoso da Escócia, lindo e cheio de histórias.
- Comer no Elephant House, o café onde J K Rowling começou a escrever Harry Potter.

Não deixe de conhecer a Waverley Station, a estação central de trens de Edinburgh
Suba o Calton Hill, onde fica o observatório da cidade, facinho de chegar
E suba até o Arthur's Seat, um vulcão extinto que com seus 280m, tem a melhor vista da cidade.

Tem muito mais coisa pra fazer, mas em dois dias, você estará bem ocupado com todas estas:-)

Uns 200km ao norte de Edinburgh, a cerca de 3h de trem, está a capital das Highlands, Inverness. É uma cidade média, bem menor que Edinburgh, mas cheia de atrações e vistas extraordinárias. Cortada pelo Rio Ness e com um imponente castelo de arenito no seu centro, Inverness é a porta de entrada para as terras altas escocesas. Vamos aos top top da simpática Inverness, de city in the Highlands:

INVERNESS
- Come-se mto bem em Inverness, em especial, no Bella Itália, no Corner Grill e no Filling Station.
- reserve um dia para caminhar pelas ilhas do Rio Ness, e pelas margens do rio e do mar até o Caledonian Canal.
- Pubs há muitos bons, mas o melhor é o Hootananny, música escocesa ao vivo todo dia
- A grande atração da cidade é o Loch Ness, o lago mais famoso do mundo fica a apenas 10km de Inverness. Reserve algumas horas para apreciar a bela vista do imenso lago e procurar o monstro que dizem, habita suas águas.
-Uma boa opção é o Castelo de Urqhart, um dos mais belos da Escócia, e mto bem conservado, às margens do lago, a 17km da cidade.

Tem muito mais coisas pra fazer em Inverness, e você descobrirá. De passeios de barco pelo Lago Ness até fazer compras no agitado centro da cidade, você com certeza não ficará sem opções um dia sequer, seja inverno ou verão.

Agora vamos falar de Fort William. É uma cidade pequena ao sul do Great Glenn, uma falha geológica que corta as Highlands de lado a lado e por onde passa o Caledonian canal - que liga o Mar do Norte ao Atlântico e onde ficam quatro importantes lagos, entre ele o Ness. Fort William foi construída ali obviamente para guardar essa importante e estartégica passagem em tempos de guerra, e hoje é uma pequena cidade portuária meio lenta no inverno, mas cheia de opções no verão: ao lado da montanha mais alta do Reino Unido, Fort William é conhecida no país como a capital britânica dos esportes ao ar-livre. Caiaque, bicicleta, trekking, até ski tem lá. Vamos conferir o que há em Ft William e ao redor, nesta que é uma ótima base para se conhecer a costa oeste das Highlands!

- Comer é complicado fora do verão, depois da 9 da noite, só os restaurantes Indianos mesmo pra salvar o estômago.
- Andar pela estradinha Glen Nevis é simplesmente mágico, de carro ou bicicleta.
- Meia hora ao norte, está o Jacobite Monument, e do lado, o impressionante viaduto Glenfinnam, onde o Expresso de Hogwartz passa majestosamente!
- Glen Coe, um belo e importante parque montanhoso, está meia hora ao sul.
- Subir o Ben Nevis, a mais alta montanha do reino, com pouco mais de 1300m. Leva umas 4h pra subir e outras tantas pra descer, mas se informe bem, pois lá faz facilmente zero grau ou menos e venta muito, e o clima na Escócia, muda de hora em hora.
- Pra quem quer ver as Highlands de cima mas não quer ou não pode se arriscar, o Nevis Range tem um teleférico que leva ao restaurante, 650m acima do Great Glenn, e com um visual estonteante. Neve no final de outono garantida.
- Inverlochy castle, tem o antigo, em ruínas e o novo, um hotel de luxo. Ambos valem a visita!

Bom, esse é um resumo, bem resumo do que vocês podem buscar nestas três cidades escocesas. A Escócia é excepcionalmente bem preparada para receber turistas, então, venha tranquilo. Há hotéis para todos os bolsos e apesar de a Libra ser salgada, é possível se virar com pouco dinheiro. Tem os B&Bs (Bed and Breakfast, casas de família que recebem hóspedes e cobram barato, procure as recomendadas pelo bureau de turismo local) e um McDonald's sai por preço semelhante ao praticado no Brasil.

Alugar carro é ligeiramente mais barato que no Brasil, mas dirigir em mão inglesa exige muita atenção e habilidade até você se acostumar. É recomendável um GPS por 5 Libras a mais por dia.

Viajar entre as cidades, ou nas promoções insanas da companhias aéreas ou, bem melhor, de trem, apreciando confortavelmente a vista. Há muitas opções de horários e destinos.

Na Escócia fala-se inglês com forte sotaque gaélico, nem sempre fácil de entender, além do que não é um sotaque exatamente bonito. Mas com o tempo, seu ouvido se acostuma. O clima muda muito, traga um calçado bom de andar - tipo botas de trekking à prova d'água - e um casaco de frio dos bons, impermeável. Pode chover num momento, e no seguinte abrir um sol lindo. Estamos no outono aqui, mas dizem que é assim o ano todo. No inverno é muito frio, frequentemente abaixo de zero e com noites intermináveis e muita neve. No verão, temperaturas agradáveis, com máximas de cerca de 25oC, e dias longos, no norte da Escócia amanhece às 3h30 e anoitece às 23h30. Mas não se assuste ao ver um pôr-do-sol se aproximar: nestas latitudes altas, o sol anda ao longo do horizonte, diferente do que faz nos trópicos. Em novembro, começa a escurecer às 14h30 e só fica noite de fato, às 16h30, num ritmo aparentemente três vezes mais lento que no Brasil.

Há muitas peculiaridades na encantadora Escócia, e se você tem alguma dúvida, mande nos comentários, que respondo no próximo post! Thanx for reading, e como eles se despedem aqui... Cheers!




5 comentários:

  1. Olá!

    Meu nome é Gislaine, sou a administradora do blog Paraíso da Leitura,que tem como objetivo incentivar a leitura tanto de jovens quanto de adultos, principalmente a literatura nacional.
    Ultimamente, venho conversado muito com os seguidores de meu blog para ver os livros nacionais que mais chamam sua atenção e o seu é um dos mais requisitados. Por isso, estou entrando em contato para ver se poderíamos fazer uma parceria para resenhar e/ou sortear exemplares de seu livro no meu blog, de modo a divulgar tanto o seu livro quanto a literatura nacional.

    Aguardo contato.

    Abraços,
    Gislaine

    paraisodaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. E já reservei um espaço na estante para as suas obras, Ende, ao passo que forem chegando! Ansiosa para conhecer a Escócia, e mais dentro das cores de "Alba" /o/

    Fica na paz, amigo, e conta sempre com o apoio dos meus blogs na divulgação dos seus livros =D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Wow! Quero ver mais fotos!!! Deve ser incrível! E o monstro do Lago Ness?

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Parabens pela reportagem da Escocia! hahaha

    Abraco

    ResponderExcluir
  5. Belas paisagens. Belo trabalho.
    Quero muito ler o seu livro.

    ResponderExcluir