sábado, maio 22, 2010

Quer publicar seu livro?! Pergunte-me como!



Bom, melhor você perguntar a outra pessoa, pois eu levei dez anos para publicar meu primeiro romance, logo não sou um bom exemplo.

Mas com muita perseverança, eu, com o apoio de vocês, cheguei lá! Em julho de 2009 começamos a imprimir e xerocar o romance "Todas as estrelas do céu" encadernado e distribuir em várias cidades do país, entre enviados para amigos e amigos de amigos e outros deixados em praças de alimentação, salas de embarque e lugares afins. No total, foram 160 livros assim em mais de 20 cidades de todo o país. As cidades que receberam mais cópias foram Florianópolis, Rio de Janeiro e Teresópolis, chaves da trama.

Em dezembro de 2009, descobri o Lost in Chick Lit no twitter, e a Julianna Steffens, seguida pela Pamela do Garota It, resenharam o "Todas as estrelas do céu" ainda manuscrito, e o livro começou a ficar conhecido na blogsfera. Daí foram mais três dezenas de blogs, outras dezenas de promoções e muita gente mesmo conheceu o livro. Saiu matéria em jornal, entrevista na tv (graças ao trabalho da minha assessoria de imprensa em SC, a Em Voga). Conforme a campanha avançava, várias editoras menores me procuraram perguntando se eu não queria fazer uma publicação independente, e apesar da vontade imensa de ver o livro pronto, resisti. Muitas delas são verdadeiras armadilhas, e vai de cada um, mas não recomendo. Elas cobram caro, seu livro fica encalhado - pois elas já ganharam todo o dinheiro que uma editora tradicional ganharia com os leitores cobrando só do autor, além do que é um desaforo, a gente escrever e ainda ter que pagar pra publicar. O mercado editorial brasileiro tem muito pra amadurecer mesmo... Editoras grandes também pediram para analisar o "Todas", outras que já tinham recebido o livro há meses o recusaram. Mas bom, em abril, após um longo "namoro", que correu paralelo a todas estas negociações, assinamos contrato com a 2AB Editora, dona do selo Novas Ideias, pelo qual o "Todas as estrelas do céu" está sendo publicado numa tiragem inicial de 1000 exemplares, após 300 cópias terem sido distribuídas gratuitamente pelo país!

E o trabalho, que já custou muito tempo, esforço e dinheiro, eu garanto, está só começando. Mas com vocês e mais todos os profissionais maravilhosos que estão por trás do "Todas as estrelas do céu" - editores, designers, ilustradores, revisores, assessores, produtores, livreiros, vendedores - chegamos sim ao centro da Via-Láctea. Mas a nossa, é apenas a primeira de muitas e muitas galáxias por explorar e conhecer!

Aqui, um resumo de tudo que já saiu sobre o livro até agora na internet: http://is.gd/ckGIC



Onde garantir o seu autografado, com desconto e frete grátis, última semana! http://www.2ab.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=700

E pra quem não viu ainda, a matéria que saiu sobre o "Todas" no Patrola da RBS, filiada à Globo em Santa Catarina, e que explica muito da campanha que levou à publicação da história de Carol e Leandro! Beijos e bom finde pra vcs!


7 comentários:

  1. Oi amigo, tem selinho para vc no meu blog,e as regras dele são bem interessantes, passa lá e pega, grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Leninha, como funciona essa história de selinho?! Não consigo nem mudar o template, socorro! hahaha
    Priscila querida, será uma honra autografar o seu! Olivro está lindo, você vai amar! Beijo e obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Nossaaaaaaaa enderson... esses mil exemplares vão VOAAAAAAAAAR rapidinho!!!!!!!!! Sinto q vai ser sucesso, jah encomendei o meu e to aguardando...mil bjosssssss

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo, recebo posts do Menina da Bahia. Ali conheci teu trabalho e, pasme, meu nome é Marcos eo da minha esposa Lúcia e ainda, temos três filhos adotivos (três meninos), sendo que um deles tem o nome de Anderson. Legal né!?
    Bueno, a despeito de muitos conselhos e da probabilidade de estar sendo ludibriado por uma editora (o que creio piamente não seja o caso), estou com meu primeiro trabalho no prelo por uma editora pequena, que tem quatro obras em seu bojo e cujos editores são, também escritores. Espero que meu desvio, minha trilha pelo meio do mato não me conduza a perdição e possamos tomar chá um dia, juntos, em algum lançamento ou feira de livro. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Que coincidência, Marcos! Pois então, as editoras pequenas têm lá suas vantagens. Numa editora grande, vc tende a ser mais um. Na pequena vc é mais valorizado, tem mais controle sobre a obra e tal. Nosso mercado editorial é, como eu disse, beeem imaturo. Falta profissionalismo, ver o livro como negócio, fazer o fator mercadológico trabalhar a favor do fator literário. Pode ter certeza, estou na torcida por vc! E que nos encontremos sim em breve e troquemos ideias e quem abe até autógrafos;-) Grande abraço! E parabéns pela adoção dos guris. Eu, que sou adotado, aprovo, aconselho e considero;-)

    ResponderExcluir
  6. Rafa!!! Eu bem lembro de ter autografado o seu livro! Avise quando chegar:-) To curioso pra saber se vais gostar! Beijo!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Rafael, este foi um ato de C-O-R-A-G-E-M (com letras maiúsculas e hífens separando), admirável!

    É isso: se você acredita no que faz e faz o que ama, tem mais é que correr atrás mesmo!
    /o/

    ResponderExcluir