domingo, maio 16, 2010

Fazendo o MEU filme, não o da @paulapim:-P





Boa tarde de domingo, minha querida meia dúzia de três ou quatro leitores:-) (João Ubaldo que diz isso da própria coluna, também domincal, tive que roubar!)

Hoje tenho uma novidade bem interessante, que tem sim a ver com a Fani, personagem principal dos maravilhosos romances de Paula Pimenta. Faz tempo que estava pensando em se era correto e seguro fazer isso ou não, mas acabei chegando à conclusão que os riscos são bem menores que as dádivas.

Como vocês sabem, além do Todas as estrelas do céu e do Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes ambos publicados pela Editora Novas Ideias, tenho uma série de trabalhos inéditos. Entre o romance "Todas", escrito em 1999, e o ensaio "Propaganada e Marketing para...", escrevi dois roteiros de longa metragem para cinema. Foi uma experiência única e muito prazerosa. Estudei alguns roteiros, em especial o de "Bossa Nova", dos impecáveis Fernanda Young e Alexandre Machado (cujo talento pode ser conferido às sextas, em "Separação?!" da Rede Globo) e diante da dificuldade de publicar o livro e pelo fato de que teria que saber fazer roteiros mesmo (afinal, eu era redator publicitário, e viria mais tarde a assinar alguns comerciais de TV, que os publicitários chamamos de "filmes"), coloquei-me e escrever.

Diferentemente dos livros, nos roteiros as músicas eram fundamentais, davam o controle do tempo das cenas, e as duas comédias românticas que escrevi ficaram com 1h45 cada. Escolhi as músicas com cuidado, senão para serem usadas, pelo menos para servirem de referência, e fui atrás de algumas produtoras cariocas. Na época, era ainda mais difícil fazer cinema no Brasil, o fenômeno que hoje conhecemos como "renascimento do cinema brasileiro" ainda era recente demais. Apresentei meu primeiro roteiro para uma produtora, que não o quis - embora seus filmes fossem naquele estilo. Para outra, que também tinha estilo parecido, "Mil Mares", meu segundo roteiro, também não agradou. Uns dois anos atrás a luta recomeçou, e outra produtora disse não, embora essa não seja muito o perfil do filme. Atualmente, pelo que sei, graças à minha querida amiga Liv, atriz e uma das grandes militantes da publicação do "Todas as estrelas do céu" estes anos todos, o "Mil Mares" volta a chegar às mãos de gente com poder de decisão. Mas como sempre, quem tem poder de decisão mesmo, são vocês:-)

Eu sou suspeito, é óbvio que sou apaixonado pelo "Mil Mares", não fosse assim, tanto ele quanto meus outros trabalhos, nunca chegariam ao conhecimento de vocês - pra quem duvida do meu crivo, tenho um bom par de livros deletados embora já estivessem com dezenas de páginas. Mas só vocês poderão me dizer se ele realmente vale ser filmado. Recomendo ouvirem a trilha enquanto lêem. Pra quem nunca leu um roteiro, é uma experiência enriquecedora.

O roteiro está devidamente registrado, se alguém copiá-lo ou filmá-lo, é um favor às avessas que me faz, de qualquer forma, eu prefiro que se vocês puderem ajudar a fazer o "Mil Mares" realidade, avisem-me, será um prazer imenso fazer parte da produção de um filme tão esperado.

Abaixo, deixo a sinopse do filme. Aqui o link para baixar o PDF da web. Boa leitura, e desculpem não tê-lo revisado melhor. Já achei uns errinhos aí... Bom, o "Todas" passou por 7 revisões e 5 revisores, e ainda assim, só saberemos se ele é o primeiro livro da História a ser publicado sem erros na 1a edição quando ele sair da gráfica, o que acontecerá MUITO em breve. Então, quem ainda não garantiu o seu Todas as estrelas do céu autografado, com desconto e frete grátis, corra lá! Últimos dias, galera;-) Beijos pras gurias, abraço pros guris, e fiquem com os "Mil Mares".

Mil Mares - Enderson Rafael

De quantos encontros e desencontros o Atlântico Sul já foi testemunha?
“Mil Mares” conta a história de alguns deles, através das experiências de
alguns jovens cujas vidas convergem para um memorável verão na
simpática praia de Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis, a bela
capital de Santa Catarina. Eduardo é um universitário que volta do Rio
de Janeiro mais uma vez para passar as férias na sua cidade natal. Ao
chegar lá, seu futuro se altera para sempre ao se encantar por Luciana,
uma entre as centenas de milhares de argentinos que lotam os balneários
catarinenses todo verão. Rogério e Rodrigo são dois amigos de Eduardo
que o ajudam na conquista do amor da bela garota, que terá o apoio das
carismáticas amigas Natalia, apaixonada pelo ex-namorado que deixou
em La Plata e sua irmã María Laura, que traz consigo as tristezas de uma
terrível tragédia pessoal. Para equilibrar a mistura do forte Castelhano
dos argentinos com o peculiar jeito de falar do litoral Sul do Brasil,
aparece Carolina, irmã mais nova de Rogério que domina o idioma do
país vizinho com habilidade invejável, e se deixa enfeitiçar por Ramiro,
irmão caçula de Luciana. Estas e outras histórias e seus desfechos por
vezes surpreendentes, têm como pano de fundo um inesperado Brasil que
se divide entre falar Espanhol e Português dos Açores, cheio de belezas
naturais e contado nesta comédia romântica que não ignora as
imperfeições da vida, mas sabe que ela pode ser bravia e melancólica ou
serena e feliz, assumindo a face de “Mil Mares”.


9 comentários:

  1. Hum... Recentemente recebi uma reportagem que fala sobre o problema principal do cinema brasileiro, que é exatamente a falta de bons roteiros.http://digi.to/Lh0Hm Mas vendo estórias como a de "Mil Mares" sendo recusada penso se o problema não é a falta de discernimento das produtoras na hora de seleciona-los.
    Torço e me disponibilizo para divulgar mais esse trabalho seu.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Ende...eu não sabia que você tinha blog. eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    seu blog tudo de bom! Sempre estarei por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Quisera eu filmá-lo. Hahahah. Mas ainda estou começando e, por enquanto, apenas produzindo meus curtas. Vamos caminhando, vamos caminhaaaando... Bjos, querido.

    ResponderExcluir
  4. Na cena 1 e jah gostei!!!!!!!!!! Vo terminar de ler...
    bjossssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Baixei o pdf, ainda não tive tempo de ler. Confesso que não sou muito fã de ler roteiros, mas, bom, é uma comédia romântica, né? Não resisto, rsrs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Meninas! Que bom ter a visita de vcs aqui! Rafa e Cintia, leiam sim, é legal o formato, depois contem o que acharam;-) Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Enderson.

    Estou adorando o seu blog e esse é meu primeiro comentário!
    Ao ler a sinopse do roteiro, fiquei muito curiosa!

    Quando era pequena, já tive a oportunidade de ler um livro, do qual não me recordo o nome agora, mas ele todo continha vários roteiros infantis de peças teatrais! Ao lê-lo, fiquei maravilhada e encantada com as histórias.

    Então, seu roteiro não é o primeiro que lerei.

    Assim que lê-lo, externarei sobre a minha opinião.

    Beijos.

    P.S.: Nossa, Enderson! Acabei de ressuscitar da memória um livro que li nos tempos de colégio. Era em forma de peça teatral, do dramaturgo português, Gil Vicente, onde tinha três histórias: 'O Velho da Horta', 'Auto da Barca do Inferno' e 'A Farsa de Inês Pereira'. Essa foi do fundo do baú! rs.

    ResponderExcluir
  8. Oi End. adorei o resumo do roteiro, mais quando fui baixar o arquivo pdf não pegou o link, se você puder me enviar de alguma maneira adoraria poder lê-lo, beijocas =*

    ResponderExcluir
  9. Oiii,eu ameei seu blog. Amei ver aquele depoimento ds Paula Pimenta. Espero que alguma produtora se interesse . Eu fui ver o link ele está invalido. Você poderia concertar? Bjs amei seu blog.

    ResponderExcluir