domingo, julho 17, 2011

One Day - David Nicholls



Há muitas coisas com as quais me identifiquei no "One Day", em especial com os cenários. A cidade de Edimburgo, onde estive ano passado, é um dos pontos altos do romance, e assim como ela já seria cenário de meu próximo livro, Nicholls também a escolheu pra seu.

Resolvi ler a versão original por três motivos: primeiro porque acho que a original, se puder ser entendida em sua língua, é mais pura que a traduzida (por melhor que o seja, será a mesma história contada de outro modo - aguá de coco de caixinha). Segundo para não estimular o já opressivo mercado de livros estrangeiros traduzidos no Brasil, e terceiro para poder comparar os diálogos com os do filme, a ser lançado mês que vem. Pretendo escrever algo sobre o filme quando sair, mas uma coisa já dá pra chutar: os diálogos de Dexter (Jim Sturgess) e Emma (Anne Hathaway) estarão ainda melhores no filme. Mais redondos. O que não tira em nada seu brilho no romance.

Acho que de tudo, a sacada mais genial de David Nicholls é o fato de fracionar os capítulos sempre no dia 15 de algum ano, entre 1988 e 2007. O conceito disso é muito bom, e algo raro, acompanharmos a vida de um casal por tanto tempo. Desde sua formatura até o ocaso de suas vidas, acompanhando-o justo onde mais fazem - e mais erram e acertam: nos anos mais agitados de suas vidas.

A história é extremamente realista, e vemos dois pontos de vista bastante distintos o livro todo, com protagonistas e coadjuvantes riquíssimos. Nicholls utiliza boa parte do universo que conhece para criar duas histórias que se entrelaçam ao longo de anos de maneira incrível e deliciosa, difícil e dolorida. Como a vida real.

Impossível não me render às referências de Edimburgo, capital da Escócia, que é a cidade que os liga, por mais que quase a totalidade do livro se passe fora de lá. Difícil não imaginar que andamos pelas mesmas ruas, subimos os mesmos montes, até talvez tenhamos ficado no mesmo hotel. Ter ido a Edimburgo me fez entrar ainda mais no romance, e quem ainda não teve a maravilhosa oportunidade de conhecer a "Atenas do norte", poderá conferir nos cinemas em breve em "Um dia", os cenários incríveis de uma das mais belas cidades do planeta, permeada de histórias linda de amor. Eu fiquei noivo lá, num restaurante na esquina da North Street com a Royal Mile. E ler um livro em que a linda história de Emma e Dexter se cruza com a minha, é muito mais que tocante: é irresistível.



Eu subindo os Salisbury Crags, que levam ao topo do Arthur's Seat, em novembro de 2010, com o Holyrood House Palace e o Firth of Forth ao fundo. Edinburgh, Scotland













Eu com Verônica e Justine no topo do Arthur's Seat, no marco de concreto que aparece no livro.


7 comentários:

  1. Tô esperando o livro chegar aqui em casa para começar a ler. Li tantas resenhas e aquele clima do trailer foi mexendo comigo aos poucos, então fiquei convencida de que deveria comprar e ler.
    E também mal posso esperar para ver o filme, parece muito bom, a caracterização deles mais velhos no trailer ficou muito boa! Quero muito descobrir porque o pessoal está caindo de amores por 'Um Dia'.

    ResponderExcluir
  2. A princípio eu achei um tanto diferente cada capítulo ser o mesmo dia de anos diferentes, o corte entre um capítulo e outro é abrupto e te deixa um pouco perdido, mas depois que você se acostuma, o livro passa a ser MARAVILHOSO, entrou na minha lista de favoritos desse ano *_*

    Bjs
    Mari
    Psychobooks

    ResponderExcluir
  3. Um livro que tem o personagem principal de nome Dexter só pode ser sensacional!
    Eu vi esse livro ontem na Saraiva (traduzido) , se não fosse a falta de limite no cartão, eu teria comprado! rs
    Muito boa a resenha!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Oh, tinha comentado e fechei antes sem querer ¬¬'
    enfim...
    Gostei dos seus motivos para ter lido o original.
    Cadê o filme hein?
    E esse livro é meu preferido.. mal posso explicar o porquê, mas ele me passou algo!
    E vc esteve no mesmo lugar que Em e Dex!

    bjs
    Evellyn

    ResponderExcluir
  5. Não acredito que você esteve no Arthur's Seat! Que mágico! Bom, você deve ter lido o que falei sobre o "Um Dia" la no blog e é mais ou menos o que você falou também. Eu amei o livro, é um dos meus favoritos of all time.

    Sobre o filme... estou com altas expectativas! Trailers são muito relativos, eu sei, mas pelo que vi neles, os diálogos estão bem fiéis, assim como os cenários - aquela cena do restaurante com sofás de encosto alto? Tem no filme!!!

    Por fim, acho o Jim um Dex perfeito e a Anne, embora não imaginasse a Em assim, é fantástica e sei que se saiu bem!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha e sou louca para conhecer a Escócia e a Irlanda!

    Adorei as fotos e o livro é tudo o que vc disse mesmo. Para mim foi um dos melhores livros que li em 2011.

    Vou querer ver o filme agora...
    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  7. Ah eu super adorei o livro, oh Emma!, eu casaria com ela mesmo que ela me traísse! (risos), mas então, acho as falas do livro mais intensas do que a do filme, sei lá... Mas eu não discuto, já disse para os quatro mundos que ele virou o meu numero um! Nada de mocinhos, nada vilões, a vida real!

    E a proposito, adorei a resenha! e bom, torcendo muito para que seu livro seja tão legal quanto Um Dia.

    Matheus.
    http://inthebookworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir