terça-feira, janeiro 11, 2011

She’s Crazy But We like It



Um review do novo album de Shakira, “Sale el Sol”.

Tem muita coisa que dá pra saber da cantora colombiana na internet, mas ainda pouco sobre seu mais novo álbum, lançado há cerca de três meses. Então, hoje vou falar das características únicas deste que é um dos mais ecléticos e geniais trabalhos da maior poetiza de língua espanhola do nosso tempo.

Fazendo uma volta rápida ao passado, lembraremos dos primeiros álbuns de Shakira, que fizeram apenas um sucesso moderado na Colômbia, quando ela ainda tinha treze anos, e principalmente, lembraremos do álbum que a lançou internacionalmente, “Piez Descalzos”, em 1996. Nele, nós brasileiros conhecemos Shakira com os hits “Estoy Aquí” e “Antología”, músicas que de certa forma introduziram nossos ouvidos à língua espanhola.

Depois, tivemos “Dónde Están Los Ladrones”, mais pra frente Shakira mudou sua imagem e entrou no mercado americano com “Laundry Service”, e como nós brasileiros estamos muito mais expostos tradicionalmente à cultura dos Estados Unidos do que à dos nossos vizinhos latinos, acabamos por receber muito bem as músicas da Shakira aqui em versões em inglês, a exemplo do que ocorreu com “Whenever, Wherever”, que no resto da América Latina se escutava como a bem mais redonda “Suerte”. Apesar de Shakira ainda estar crua no idioma, conseguiu compor músicas lindas em Inglês, como fez com “Underneath your clothes”, por exemplo. Depois deste álbum de sucesso para as massas, mas que não agradava seus fãs originais, pelo intuito comercial de entrar nos Estados Unidos e pela distância que tomara de seus primeiros trabalhos, Shakira estreou com “Oral Fixation”, álbum que emplacou sucessos moderados, como as belas “No” e “Día de Enero”, que contém alguns dos mais belos versos escritos pela colombiana.

“Ya vas a ver como van sarando poco a poco tus heridas/ ya vas a ver como va la misma vida a decantar/ la sal que sobra en el mar”

Retomando o foco no mercado americano, Shakira lança em 2009 o single “She Wolf”, que a fizera parecer mais uma Christina Aguilera 2 do que a Shakira romântica que conhecíamos. Mais uma vez Shakira obteve sucesso moderado, e ficou claro pra nós – e aparentemente pra ela também – que algo precisava ser feito. E ela fez. Em 2010, emplacou “Waka Waka – This Time for Africa”, o genial tema da Copa FIFA da África do Sul – o que me faz ter calafrios sobre Ivete ou Daniela ou Claudia cantando o tema da Copa do Brasil em 2014. Esta música estaria no seu novo álbum, lançado no final de 2010, “Sale El Sol”.

“Sale El Sol” mistura, em sua versão espanhola, músicas em espanhol e em inglês. Aos poucos, temos a impressão de que Shakira quer reencontrar seus fãs antigos, mas sem descuidar de seus novos admiradores. E ao mesmo tempo que ela parece ceder aos anseios do mainstream norte-americano, ela leva ao gosto dos Estados Unidos a língua espanhola e seus ritmos e baladas. Analisaremos, a seguir, cada uma das faixas, separadamente.

  1. “Sale El Sol” (http://www.youtube.com/watch?v=8ysPzQIJ5aU&feature=related) Esta canção nos lembra muito alguma de suas antigas, no estilo, na letra, no ritmo, na melodia. Acho até que o fato de Shakira a ter escolhido para dar nome ao álbum mostra sua consideração pelos que admiram seu trabalho desde o começo.
  2. “Loca” (http://www.youtube.com/watch?v=KcmDE-Qtmmw&feature=fvsr) Neste link temos a versão em Inglês, décima terceira faixa do disco, que na segunda faixa está em Espanhol. Mais uma vez, a versão em Inglês toca no mundo todo, inclusive no Brasil, e a espanhola é mais bem aceita na América Latina. “Loca” lembra o álbum anterior, a “Hips Don’t Lie”, a sensual “Loba”, mas Shakira mescla bem nesta faixa seu desejo de levar ao mercado americano as influências latinas de sua música.
  3. “Antes de Las Seis” (http://www.youtube.com/watch?v=ULUcPeARiEQ) Mais uma vez Shakira nos brinda com sua maneira antiga de compor, mas com toda a expriência que adquiriu neste últimos anos. Seguramente, por mais que não faça o sucesso que merece, esta é uma das mais belas canções do novo álbum.
  4. “Gordita” (http://www.youtube.com/watch?v=P6B7Mc1SJnY&feature=fvst) Mais uma música com a cara dos bolsões mexicanos dos Estados Unidos, mas como pouco do que conhecemos de Shakira. Bem elaborada, bem trabalhada, mas que a mim não agrada.
  5. “Addicted to You” (http://www.youtube.com/watch?v=wF1AhInQSsM) Esta é uma típica tentativa de Shakira pegar o mercado norte-americano de calças curtas, numa dançante experimentação bílingue.
  6. “Lo que más” (http://www.youtube.com/watch?v=l-kXtR06zKo) Com certeza esta é uma das músicas mais intimistas de Shakira em todos estes anos, a exemplo do que fez nas geniais “Antología” e “Tú”, duas das mais belas canções que já compôs, Shakira mostra toda sua genialidade sentimental nesta canção acompanhada de um inspirado piano.

7. “Mariposas” (http://www.youtube.com/watch?v=SOE7AOjDKlY&feature=fvsr) E se você estava indeciso se a sua Shakira havia voltado, em “Mariposas” qualquer sombra de dúvida vai por água abaixo. Com um arranjo genial e performance empolgante, Shakira usa sua experiência e habilidade para atualizar seu estilo, sem perder o encanto que a transformou na maior cantora latina de seu tempo.

8. “Rabiosa” (http://www.youtube.com/watch?v=6lnU1x_HYIY) A Shakira de “Loca” e “Gordita” está de volta, com sensualidade, trazendo-nos ao reveillon em Cancún ou à noite de Miami. A faixa 14 é a versão em Inglês da mesma canção.

9. “Devoción” (http://www.youtube.com/watch?v=IJRGHq__pBE&feature=fvst) Lembra do Legião Urbana?! Parece que Shakira também lembra. Num arranjo de baixos pesados e bateria distante, Shakira nos leva de volta aos anos 80, mas não necessariamente os dela. Vale a pena escutar a corajosa colombiana, que no que se mete, faz bem.

10. “Islands” (http://www.youtube.com/watch?v=NQyS7CzKNFQ) Uma demonstração do quanto Shakira é eclética, vem na agradável “Islands”, única das faixas não composta por ela. Vale ouvir esta canção, que se não estourar, aparecerá como trilha de muitas matérias de televisão.

11. Tu Boca” (http://www.youtube.com/watch?v=nRiGbM4Uvwk) Legião Urbana voltou! E mais influências aparecem nesta canção de Shakira, será que ela insistirá nesta vertente?! Ela é corajosa e talentosa, dará certo?

12. “Waka Waka” (http://www.youtube.com/watch?v=IJyfqIMujsk) Última das faixas não repetidas do CD, “Waka Waka” dispensa apresentações, como uma das mais felizes realizações de Shakira em termos de projeção mundial e de músicas por encomenda... A versão do link é a versão mais incrementada, remixada, um pouco diferente da do disco, mais melódica, que vale muito ser ouvida também.

Termino aqui o review do último álbum de Shakira, uma das mais talentosas e adoráveis compositoras e cantoras do mundo, alguém que me mostrou a magia da bela língua espanhola e que por muitos anos ainda nos surpreenderá com seu talento, visto que dentre muitos de seus artistas contemporâneos, foi uma das poucas que em quase 20 anos de carreira não desaprendeu a fazer música, pelo contrário, vem mostrando que não esquece de onde veio, mas está disposta a encantar ainda mais todo o planeta. É por essas e outras que Shakira fez mais pelo ensino do Espanhol no Brasil do que o Ministério da Educação ou o Mercosul, e esse é apenas um dos legados que deixará quando não puder mais nos brindar com sua voz e seus versos.

4 comentários:

  1. Tbm sou fã dessa cantora maravilhosa e adorei o post!
    Só um comentário que não tem nada a ver...
    Tinha uma cantora brasileira de uma música só, que lembrava muito a Shakira, pelo menos eu achava, a Luka que cantava "to nem ai", que largou a profissão para se casar e cuidar de filhos, bela escolha, kkk
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  2. Lembro da Luka sim! Mas não acho que ela lembrasse a Shakira, mas concordo que ela escolheu bem, mas claro, é pra quem pode, não pra quem quer. Pelo visto, ela tava "bem aí" hahaha

    ResponderExcluir
  3. Concordo em gênero, número e grau! Adoro a Shakira!
    Bjos Ende!

    ResponderExcluir
  4. Oie, adorei o seu blog e por causa disso ele esta na lista dos melhores blogs que eu conheço, veja lá no meu blog: www.diariodajuliam.blogspot.com

    ResponderExcluir