quarta-feira, maio 12, 2010

Resenha - Fazendo Meu Filme (Paula Pimenta)

Tenho orgulho de dizer isso com toda a segurança que me é possível: temos uma das melhores escritoras do mundo aqui no Brasil, ao nosso alcance.

A sinopse, ou mesmo muitas das resenhas, enganam. Não é que elas contem mentiras, não é que elas diminuam o livro, mas simplesmente, nenhuma se aproxima do quão prazerosa é a leitura de "Fazendo Meu Filme" de verdade. Para fazer isso, elas não seriam resenhas e sinopses, mas transcrições do texto impecável de Paula Pimenta.

O grande encanto da adolescência não são as experiências pelas quais passamos nesta idade mágica, mas a maneira como vivenciamos intensamente essas experiências. E Fani, a personagem principal deste romance, que nos narra a sua trajetória, nos faz sentir como ela, e é nisso que Paula Pimenta é mais genial. Não só as coisas que vão acontecendo com Fani nos fazem sorrir para em seguida chorar, para em seguida sorrir de novo, como a mão exata de Paula não deixa que o texto se perca um segundo sequer. Personagens aparecem e desaparecem, e ela quebra a narrativa em primeira pessoa com emails e conversas de MSN que culminam no assunto principal deste livro: o intercâmbio que Fani fará no final do ano. A descrição dos cenários de Belo Horizonte, a verossimilhança das falas de pais, irmãos, amigos, amores, a intensidade com que Fani vai vivendo e nos levando junto, num ritmo frenético, é simplesmente imperdível. E na última página, você não vai aguentar esperar para ler o próximo livro da série, é melhor que já o tenha em mãos quando chegar lá.

PS: leia o Fazendo Meu Filme 1, mas se prepare: a Paula Pimenta vai se superar no livro seguinte!

4 comentários:

  1. Menino,

    Quando crescer, quero escrever igual a você...
    Que resenha maravilhosa... adorei, taí outro livro que preciso ler urgente...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  2. Resenha não podia ser mais perfeitaaa....Paula Pimenta arrasa msmooo...
    To louca p ler seu livro enderson, assim q lançar irei adquirir!!! E estamos aí no Desafio Nacional pra enriquecer ainda mais a literatura brasileira!!!
    bjossssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Antes mesmo de ler, já colocava minha mão no fogo pela Paula e por FMF, justamente por ler resenhas como esta, exaltando as maravilhas do texto. Ao ler, não me decepcionei, pelo contrário. Resenha nenhuma é capaz de expressar o que o texto nos faz sentir e a sua, exatamente por dizer isso, é o que mais se aproxima de uma explicação sobre a maravilha que é Fazendo Meu Filme.

    ResponderExcluir
  4. Assino em baixo pra tudo o que você disse, Enderson.

    Ou melhor, quase tudo. Tire a parte de que o segundo livro é melhor, porque eu simplesmente não consigo me decidir. A Paula até me perguntou isso na Bienal e eu disse que não sabia. Os dois me fizeram chorar e sorrir feito boba no ônibus, olhando pela janela e imaginando que a Fani ou algum outro personagem poderia passar por ali a qualquer momento. Nunca tinha lido um livro ambientando na minha cidade, adorei!

    Bjs

    ResponderExcluir