sábado, maio 15, 2010

Oi, pessoas!



Então, ganhei esse blog de presente da Andy, e agora tô aprendendo a mexer! Não sou completamente perdido, já tive blog, o saudoso endepizza.blig, entre 2001 e 2004, mas hoje em dia ando tão atarefado com meu trabalho como comissario e minha carreira como autor, que fica difícil arrumar mais uma coisa pra fazer. De qualquer forma, sempre que eu quiser escrever algo com mais de 140 caracteres (adoro o meu twitter!) vou vir aqui. vamos ver como meu saio.

Bom, hoje é o lançamento do "Fazendo Meu Filme 2", da Paula Pimenta, lá na Bienal de MG. Eu amaria estar lá com ela, ela sabe o quanto, mas minha agenda não deixou... Mas tudo bem, em agosto a gente dá um jeito nisso na Bienal de SP, certo?! Or so I hope!

Para prestigiar minha querida amiga e colega, postarei aqui, para o Desafio Nacional minhas impressões sobre o maravilhoso livro da Paula. Com vocês, "Fazendo Meu Filme 2 - Fani na terra da rainha" por Enderson Rafael


O melhor livro de ficção brasileiro que já li!
"Faniquita, e agora, me diz como é que vai ser?"

Hoje, pousei em Confins, Belo Horizonte, numa escala para vir a Fortaleza. Faltavam ainda umas 5 páginas para eu terminar o "Fazendo Meu Filme" 2. Desci da aeronave, fui até a sala de embarque, exatamente como Fani iria fazer nas páginas seguintes. Fiquei ali alguns minutos, escutando o delicioso sotaque local - tão belamente transcrito no romance - dos que por mim passavam, imaginando aquela mineirinha adorável subindo, apreensiva, o finger após chegar da Inglaterra, do ano incrível que passou em Brighton. Uma das grandes vantagens de se ler um romance nacional é reconhecer e passar pelos cenários, não é? Despedi-me ali de Fani, a menina que me acompanhou pelas últimas semanas, e por quem torci, quem odiei, quem amei, uma menina que eu adoraria ter como melhor amiga, e por que não, como namorada.

Agora, após fazer uma resenha atrasadíssima do "Fazendo Meu Filme" 1, parto para essa que espero não seja a última, mas apenas a segunda resenha da série. "Fazendo Meu Filme" 1 é maravilhoso, mas não chega aos pés de "Fazendo Meu Filme" 2. Tudo aquilo que nos apaixonou no primeiro livro, é amadurecido no segundo. Paula Pimenta leva sua escrita à perfeição, num domínio sem igual dos recursos literários e de projeto gráfico também. Explorando os recursos já usados no primeiro livro, ela leva ao limite o seu próprio estilo, as listas, os emails, os bilhetes, nos deixando íntimos da cidade inglesa e ao mesmo tempo, a par de tudo que se passa no Brasil. Os emails, esclarecem de forma simpática e prática a maneira como os outros personagens reagem à protagonista, que nos narra de forma muito mais madura e precisa, sua própria história. Não se nota em um parágrafo sequer uma centelha do que nos espera no próximo. As personalidades dos personagens, suas histórias de vida, a linha do tempo, os acontecimentos todos, são conduzidos com a mão sábia e competente de uma das mais talentosas escritoras brasileiras de todos os tempos. Paula Pimenta deixa claro, com sua Fani, que em nenhum momento se perdeu. E seria fácil acontecer. Os dois livros juntos somam mais de 600 páginas, há listas de músicas, de filmes, inúmeros acontecimentos cujas consequências são retomados com capítulos de distância, e Paula não se perde em uma linha sequer.

Tenho muito orgulho de conhecer a Paula pessoalmente, de saber o quão esforçada e amável ela é. Um ícone de humildade e competência literária ímpar.

Chorei em muitos momentos, gargalhei em outros tantos. Os amigos, amores, irmãos e pais - gringos ou não - todos são personagens incríveis, e Paula Pimenta é uma das melhores revelações que poderiam existir na literatura brasileira. Não vejo a hora de ir a Belo Horizonte sabatiná-la com todas as perguntas que geralmente me fazem sobre meus livros.

Aos que vão ler, preparem-se para se apaixonarem.
Paula, à você, mais que parabéns: muito obrigado por me ter deixado ser amigo da Fani.

Que venha o "Fazendo Meu Filme" 3.



Bom, por hoje é só;-) Em breve tem mais! Beijos!


4 comentários:

  1. Ainda não li esse livro, mas está na minha lista!!!

    ResponderExcluir
  2. Ende, querido!
    Seja bem-vindo ao mundo blogueiro, que bom tê-lo entre nós!
    Tenho certeza q dessa cabecinha sairão textos ótimos.
    Bjos,
    Paulinha

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que a resenha não contém spoilers, porque não consigo terminar de ler... cada vez que pego e começo a devorar o livro, querendo chegar logo no final e viver junto de Fani todas as suas emoções, faço como Joey Tribianni e coloco o livro no freezer (não literalmente, claro), para guardar e prolongar mais a agonia, a espera, o prazer de se perder numa história escrita com maestria.
    Como disse, ainda não terminei de ler, mas pelo que já li até agora, não posso fazer nada além de assinar embaixo, pois FMF2 parece ser ainda MELHOR do que FMF1, o que torna Paula Pimenta minha escritora favorita.

    ResponderExcluir
  4. Que legal você ter passado por aqui enquanto lia! :)

    ResponderExcluir